segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os cinco elementos importantes para o estudo de Yoga e Vedanta.

Hoje vou comentar um pouco do que entendi sobre esse processo pelo qual passamos, e que são necessários dentro do mundo do yoga e Vedanta, são eles cinco elementos: Sraddha, Virya, Smrti, Samadhi e Prajna. Sraddha - É a conexão com o conhecimento, faz parte de uma química que acontece entre aluno e professor, ou seja! empatia. É a porta de entrada, é o primeiro passo para entrar numa aula de Vedanta. Isso acontece quando o ego está preparado para ver algo além dele. Lembro que quando vi a reportagem do professor Jonas no Globo Reporte, senti algo que estava além daquilo que ele falava, o que senti não saia dos seus lábios, mas algo em seu olhar e gestos sei lá..., e foi essa conexão que me levou a procurar outros vídeos dele, e que me trouxe até o estudo do Vedanta. Virya - É o elemento que faz com que a pessoa se conecte com o estudo através da sua coragem. Esse é o momento em que vamos mostrar nossa coragem, principalmente a coragem de se ver através dos outros. No Vedanta Camp tudo estava tranquilo até o momento em que o Professor Jonas anunciou que iriamos construir tendas, montar altar, fazer fogueira e outras tarefas. Até aí tudo bem, mas quando ele disse que iriamos fazer tudo isso no mesmo dia do jejum confesso que fiquei muito preocupado, e me deu certo medo de não aguentar, pois no dia dia quando eu fico sem almoçar eu chego a tremer, fico nervoso, impaciente, ou seja, não aguento! Mas no Vedanta Camp pensei, estou aqui então vou encarar, até hoje ainda me pergunto, como eu consegui fazer aquilo tudo, subir troncos pesados lá pro alto da montanha, cortar árvores, montar tendas, subir e descer a montanha várias vezes durante o dia, confesso que não foi moleza, e fiz tudo isso sem comer, realmente foi uma provação de coragem, e teve também é claro o esforço, mas se antes não houvesse coragem não teria feito. Sraddha e virya são elementos que compõe tudo que serve de base para introdução ao yoga e Vedanta. Smrti – É o elemento que nos possibilita o trabalho das qualificações da mente com base numa vida de yoga e disciplinas precedidas pela tradição védica como alfabetização, pujas, meditações... Samadhi – É o estado da arte da meditação, é fruto de estudos, questionamentos e contemplação, que evoluem à medida que nos entregamos ao estudo. E por ultimo, Prajna - Que é o conhecimento firme e estabelecido, é a consequência natural dos passos anteriores. Harih om

Nenhum comentário:

Postar um comentário