domingo, 14 de junho de 2015

Segurança, aqui vou eu..

Hoje vou compartilhar com vocês o que para mim seria um dos principais obstáculos que enfrentei para seguir na direção para o autoconhecimento (moksha). Trata-se de um aspecto relacionado á segurança (artha), que é minha dificuldade de ter o dinheiro suficiente para me sentir seguro, se é que algum dinheiro me traria segurança. Percebi, ainda muito novo, que a falta de dinheiro em casa era um dos problemas principais. A comida era contada, não tinha isso de ter algo a mais para comer além do básico. O que tinha era feijão, arroz, ovos ou um pedaço de bife (tinha que escolher), aos domingos uma galinha assada. Mas, como eu nunca fui chegado a nenhum tipo de carne, comia ovos mesmo. Roupas? O essencial. Saídas com a família era raro. Por conta disso fui estimulado a trabalhar muito cedo, meus pais queriam que eu tivesse uma ocupação para que eu não ficasse à toa na rua junto com a molecada o dia inteiro. Entre 10 e 12 anos, fui vender picolé e salgadinhos. Entre 13 e 15 trabalhei em fabricas de bolsa, fabricas de luminárias e até uma banquinha de sapatos no mercado municipal. Isso tudo ouvindo o discurso do meu pai de que eu tinha que trabalhar, pois com o trabalho e dinheiro na mão eu teria segurança! Sim, todos nós precisamos estar seguros, mas acho que esse discurso de que ter que trabalhar para ter segurança foi, por várias vezes, repetido ao longo do tempo acompanhado da mensagem de ter que ser submisso, me forçando a aceitar qualquer coisa vinda dos meus superiores. Acho que isso muito mais me prejudicou do que me ajudou. Tornei-me um empregado servil ao extremo e, como se não bastasse, esse aspecto ultrapassou as paredes dos locais de trabalho. Sentia-me incapacitado, com baixa autoestima. Tinha medo de expor minhas opiniões e ser ridicularizado e por conta disso, muitas vezes, em determinadas situações, preferi o silêncio. Deixei de ir a muitos encontros de grupos com temas voltados ao autoconhecimento para não ter que sair um pouco mais cedo a fim de chegar a tempo, ou é claro, por falta de grana. Confesso que artha ainda é um tema difícil para mim, mas hoje bem mais leve e sem o peso de tempos atrás. Pude observar com minhas próprias experiências que essa segurança baseada em bem materiais e grana só me levou ao estresse e a perda de oportunidades. Acho que o significado de artha parece estar muito além do que penso e caminhando nesse sentido estou descobrindo que segurança é mais sutil do que eu sempre imaginei, e quando eu realmente relaxei os caminhos para moksha começaram a se abrir. Harih om

Nenhum comentário:

Postar um comentário